Os consumidores internacionais e os governos nacionais estão fazendo exigências cada vez mais rigorosas para os produtores para que estes produzam em conformidade com práticas ambientalmente corretas. Uma grande proporção dos poluentes gerados pelos processos de ribeira pode ser evitada por meio do ajuste das flutuações e pela adição de químicos a cada processo e pela implementação, sempre que possível, de tecnologias limpas.
O uso de tecnologias limpas proporciona economia em químicos e permite um retorno mais rápido do investimento inicial. A redução na poluição despejada permitirá que a usina de tratamento de efluentes seja operada de forma mais econômica e gere efluentes de melhor qualidade.
A W2O pode oferecer orientação técnica e prática para o processamento do couro e para os equipamentos necessários para uma vasta gama de tecnologias mais limpas como a hair save (preservação do pelo), o desencalante livre de amônia e a recuperação do cromo.
Recuperação e reciclagem do cromo
A ineficiência na utilização de químicos no processamento do couro e as substâncias orgânicas derivadas das peças de couro durante o processamento podem contribuir para uma proporção da poluição causada pela manufatura
Usina piloto à membrana para testar a recuperação do cromo e o polimento
do couro. Em particular, os processos gerais de curtimento executados em tambores podem ser caracterizados por um alto consumo de água e de agentes usados para o curtimento, muitos dos quais são encontrados na água residual final. Para aumentar a eficiência na produção de couro, o cromo é adicionado em excesso e é somente parcialmente absorvido pelo couro. É possível conseguir uma economia significativa de cromo com a aplicação de tecnologias modernas de recuperação e reciclagem de cromo, desta forma reduzindo os impactos ambientais.
Usina de recuperação de cromo em escala industrial instalada em um curtume de peles de ovelha no Reino Unido
O processo moderno de reciclagem do cromo utiliza membranas de micro-filtragem robustas e de fácil manutenção. O tecido poroso de Polyester retém e concentra o hidróxido de cromo alcalino, alcançando concentrações de cromo de até 30 g/l Cr3+ e uma redução de volume de até 90%. O hidróxido de cromo altamente concentrado pode, então, ser acidificado com ácido sulfúrico e polido com a mesma membrana. As gorduras, proteínas e fibras são retidas e líquidos de cromo de alta qualidade estão prontos para serem re-utilizados para o curtimento.
A W2O oferece os seguintes serviços para o teste, design e apoio durante a implementação de modernas usinas de recuperação e reciclagem de cromo:
Estudos de exeqüibilidade: Cálculos CAPEX e OPEX de custos e de retorno do investimento
Demonstração: Avaliação em escala piloto in situ
Ampliação da escala e design: Design, esboços e especificação de equipamentos
Comissionamento da usina: Acompanhamento do procedimento de comissionamento acordado
Start up da usina: Testes secos e molhados
Treinamento: Treinamento de operadores
Serviços: Contrato de serviço com duas visitas de acompanhamento por ano