Os processos de remoção de pelos/calagem convencionais baseiam-se na aplicação de sulfeto de sódio ou de uma mistura de sulfeto de sódio com sulfidrato de sódio para degradar a ceratina.
Existem basicamente dois processos para a remoção de pelos; o mais tradicional é o processo hair burn (queima do pelo) no qual a meta é degradar todo o pelo, o outro é o processo hair save (preservação do pelo) no qual a meta é degradar apenas a raiz do pelo liberando, desta forma, os tufos de pelo que são removidos por peneiramento.
A remoção completa dos pelos e resíduos de pelo é um ponto importante para o curtidor. Até
mesmo pequenas quantidades de raízes de pelo que permaneçam no folículo do pelo podem resultar em uma perda de qualidade no couro produzido e em consequentes implicações financeiras para o curtidor. A implementação de um processo hair save reduz consideravelmente a poluição despejada e melhora a qualidade do processo como um todo.
A W2O pode apoiar curtumes na implementação do processo mais limpo de hair save com o design do processo, incluindo a seleção do equipamento apropriado.
Referências de Tecnologia Limpa
Design, ampliação de escala e start up de uma usina de precipitação de cromo e desidratação do lodo em Igualada, Espanha.